Sobre

Este blog, que você visualiza agora (assim como o livro, em sua versão digital ou impressa), é o primeiro volume do trabalho de conclusão do projeto realizado por alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Prof.ª Guiomar Camolesi Souza, no ano de 2013.

Nós todos sabemos – mas por vezes, parecemos esquecer - o quanto é confuso esse período da vida, destes jovens, que iniciam uma nova etapa. Seja nas relações interpessoais; no início de seus primeiros relacionamentos afetivos; os primeiros amores e decepções da vida; buscando seus caminhos no mercado profissional; ou, decidindo suas futuras profissões.
Pensando nisso, foi elaborado tal projeto, em que realizaríamos um livro. Todavia, não um livro qualquer, um sobre profissões; feito por alunos para alunos, com sua própria linguagem e características.

Para não deixar em aberto, começamos pesquisando sobre as profissões relacionadas às linguagens artísticas, com aulas expositivas, discussões, procurando perceber as possibilidades, e sensibilizar-nos para o fato de que as aulas de Arte, não são somente um descanso entre outras aulas tidas como de conteúdo mais relevante, mas um vislumbre sobre o quanto estamos cercados dela; inclusive, no próprio mercado de trabalho.

Em seguida, cada aluno pesquisou sobre a área à qual tem interesse, seguido da elaboração de textos originais, que revisados, analisados e entregues, formam o conteúdo do livro. Com a intenção de ajudar a esclarecer, tirar dúvidas, escolher algumas dentre as inúmeras possibilidades, o conteúdo que se encontra a seguir foi produzido, como dito anteriormente, por alunos e para alunos. Para que alunos de outras séries tenham onde buscar informações sobre as profissões e que os ajude, como conselhos de um irmão mais velho, ou um “companheiro mais antigo de casa”.


Todavia, não podemos esquecer que, também se trata de um registro da passagem daqueles que nos deixam, em busca de uma nova vida, que se inicia ao término do Ensino Médio, ao qual pretendemos estender aos anos que virão.

Prof. Fernando Carvalho, Professor de Arte, na E. E. Guiomar Camolesi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário