Pré-Vest

Cursos pré-vestibulares são oferecidos de graça

Universitários dos campus da UNESP e da UFSCar dão aulas a quem não tem oportunidade de pagar um curso

Publicado em 29/11/2011, em http://www.redebomdia.com.br.

Os campus de Sorocaba da UNESP (Universidade Estadual Paulista)  e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) não são apenas locais frequentados por quem já foi aprovado no vestibular.
Para facilitar o acesso às universidades, estudantes de graduação dedicam parte do tempo dando aulas em cursinhos pré-vestibulares.
Tiago Alves da Silva, 23 anos, que faz o curso de engenharia florestal na UFSCar, é um dos 20 professores voluntários do Curso Pré-Vestibular Educação e Cidadania. Ele, junto com outros universitários, fundou há três anos o curso, após perceber a grande demanda de pessoas que querem cursar uma faculdade, mas não tem dinheiro para pagar uma preparação na rede particular.
“Oferecemos todas as matérias básicas de cursinho e, além disso, também temos em nossa grade as matérias de formação cidadã, ética e cidadania e educação ambiental”, afirma.  As aulas são realizadas das 18h50 às 22h50 e ocorrem no prédio da Gestão Acadêmica.
Por ano, a média de inscrições recebidas gira em torno de 250 para 80 vagas. Desses alunos, cerca de 30 entram na faculdade, entre  pública ou privada.
Gerabixo/ O “Gerabixo”, cursinho da UNESP, existe desde 2006 e é coordenado pelo professor José Arnaldo Roveda, 37. “Eu faço o gerenciamento. Quem dá aulas são os universitários”, destaca.
Com apostilas próprias, João diz que a procura é quase três vezes maior que as cem vagas oferecidas. “Há muitas desistências geradas por diversos motivos, principalmente pelo custo do transporte”, diz o coordenador. “Dos alunos que concluem o curso, em média, por ano, de 20 a 25 passam em universidades públicas”, garante. “Esse número sobe para 50 se contarmos com as universidades particulares.”

UFSCar
São 80 vagas no período noturno. Inscrição em  três de dezembro, das 9h às 13h. É preciso que, em 2012, o candidato tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o último ano; que tenha cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada; tenha renda mensal igual ou menor a R$ 350 por pessoa. Informações pelo e-mail ufscar.cursinho@gmail.com.

UNESP
São 100 vagas, sendo 40 no período diurno e 60 vagas no noturno. Inscrição até sexta-feira, das 9h às 21h. É preciso que, em 2012, o candidato tenha concluído o ensino médio; que tenha cursado integralmente o ensino médio em escola pública. O candidato faz uma prova e os 250 primeiros classificados receberão visitas da comissão do pré-vestibular para análise socioeconômica. Informações: (15)  3238-3400 ramal 3425.

Nenhum comentário:

Postar um comentário