segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Modelador

O modelador, como já diz o próprio nome, modela peças de acordo com sua formação e área de trabalho. Há vários tipos de modeladores, por exemplo, o modelador industrial,  o de argila e o de jóias.
 O industrial deve proporcionar qualificação profissional no desenvolvimento de técnicas, confeccionando modelos em madeiras, metais,  resinas,  polietileno expandido e gesso, para atender a diversos segmentos industriais.
 O de argila tem a função de criar formatos pré-definidos, com grande qualidade e competência, pois é um compromisso que têm com seu trabalho.
 O de joias deve expor seus pensamentos inventivos, criando adornos através da arte e de símbolos originais, para que quem a usar possa se identificar, pois cada detalhe revela a clareza e o estilo de quem a concebe. 
Todos os tipos de modeladores devem ser atentos e prestar muita atenção quando estão executando suas obras, ter criatividade e procurar não envolver os momentos pessoais e ruins com seu trabalho, pois isso afetará seus modelos e certamente não sairá algo agradável.
  diferentes processos na fabricação de joias, na joalheria de autor, as peças são feitas manualmente por ele. Muitas vezes, as joias são determinadas por ensaios ou fatalidades que venham a ocorrer durante a execução, por este motivo se deve ter criatividade, pois assim com seu erro poderá criar algo melhor do que se esperava. Na joalheria industrial, o designer de joias, usando a computação ou assistindo o modelador, produz protótipos para a seriação das peças, manualmente acabadas. Supervisionando a elaboração dos temas inovadores feitos por um artesão de sua escolha.


Por Maristela Miranda Silva, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário