segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Meu emprego

Trabalho no salão Dog Style Cabeleireiros, exercendo a função cabeleireiro e barbeiro há quase um ano e meio. É uma profissão leve, mas com muita responsabilidade, e dificuldade para agradar cada cliente. Na maioria das vezes, o cliente sai satisfeito com o corte de cabelo, entretanto já ocorreu de não ficar como o desejado. Trabalho do lado de um lava rápido e em algumas partes nossos empregos têm bastantes semelhanças, com agradar o cliente no jeito de lidar com cada um e na postura a se manter. Cortar cabelos e algo bastante produtivo, pois ao mesmo tempo em que se está cortando se interage com o cliente a sempre um diálogo entre os dois.
O que dá mais gosto nessa profissão é quando se ouve um elogio, como “você é novo, mas trabalha muito bem” ou            “vou sempre voltar aqui”. Isso é uma coisa que anima muito e dá vontade de sempre querer fazer o melhor.
Fico muito satisfeito com o que faço, e se um dia eu não ousasse tentar, talvez hoje não estivesse onde estou, nem teria esse emprego que é desejado por muitos.
Já faz parte do dia-a-dia e da vida acordar cedo, se arrumar, colocar meu uniforme e “zarpar” para o salão.
As frases que me motivaram muito nessa profissão e que eu carrego comigo em minha consciência são: “A arte de viver é uma magia” e “O que Deus escreve ninguém pode apagar”.

Ainda somos uma equipe pequena formada por cinco cabeleireiros: Adelino, Caçulinha, Fabinho, Diniz e Alisson. O Fábio (Fabinho) é um dos primeiros funcionários, e dono da rede de salões; há quase onze anos que ele exerce a profissão, ele tenta passar o máximo possível de sua técnica de corte para seus aprendizes e ele me ensinou essa arte. Eu fui o segundo integrante dessa equipe e entrei como aprendiz no emprego, e procurei aprender o máximo que pude o mais rápido possível. Adelino foi o terceiro integrante; já havia trabalhado em outros salões e é o responsável por outro salão e junto com ele trabalha o Diniz, que por curiosidade entrou no ramo. O Marcos “Caçulinha” é o mais novo funcionário, ainda esta em fase de aprendizagem e é um menino esforçado que logo estará cortando cabelos também.


Por Alisson Rubio de Moura, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário