segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Logística

Esse tecnólogo, que visa a aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. Com seus conhecimentos, gerencia as pessoas para que o processo funcione da melhor maneira ao longo da cadeia de suprimentos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição e unidades, faz os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado (ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário). Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos, por meio de sistemas informatizados, e determina a necessidade de reposição do estoque.
Ações de logística sempre existiram nas empresas. Mas um profissional preparado especificamente para atuar nessa área ainda é novidade. Poucas faculdades oferecem a graduação. Esse profissional é contratado para trabalhar não apenas com o serviço de transporte de carga, mas também em qualquer área que envolva negociações, análises de mercado e planejamento. Pode trabalhar com importação, exportação e roteirização. Depois da graduação, uma especialização é importante. “Qualquer especialização - em transporte, roteirização, estoque, armazenagem, distribuição ou custos - é bastante requisitada”.
O currículo mescla disciplinas de Ciências Exatas, como estatística e física, e Sociais Aplicadas, como administração e marketing, com outras bem específicas da área. Assim, estudam-se legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos, armazenagem e manuseio de materiais, distribuição logística, formação de preços e terceirização de serviços de distribuição. Conhecer cada um dos sistemas de transporte também é importante. 
O curso tem uma duração média de dois anos, a logística pode também ser chamada como: Gestão de/em Logística; Gestão e Logística Empresarial e Planejamento; Logísticas de Cargas.



Por Fernanda Estef
ânia Fagundes, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário