segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Líder dos Livros

Os bibliotecários são profissionais liberais que tratam a informação e a tornam acessíveis ao usuário final, independente do suporte informacional, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, é um profissional da informação, como também são documentalistas e analistas de informação. Ainda segundo a CBO o exercício desta ocupação requer bacharelado em biblioteconomia.
A formação técnica adquirida nos cursos é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão, o bibliotecário, no entanto necessita desenvolver-se culturalmente para bem executar suas funções.
São funções dos bibliotecários catalogar e guardar as informações, orientar sua busca e seleção, cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar, e gerenciar sistemas de informação. Além de preservar os suportes para que resistam ao tempo.
O bibliotecário pode atuar nos seguintes campos: Bibliografo, Biblioteconomia, Cientista de informação, consultor de informação, especialista de informação, gerente de informação ou gestor de informação, além de conter função de educador em bibliotecas escolares.


Por Larissa Gabriel Lima Cardoso, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário