segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Gastronomia

A gastronomia é uma área que cuida da preparação de alimentos e bebidas, uma profissão bem dizer adequada para nos que gostamos de estar presente na cozinha.
A gastronomia são as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional de Gastronomia domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais. Com técnicas apuradas, executa desde a preparação de pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se nas áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como japonesa, francesa e italiana, entre outras. Também é de sua responsabilidade supervisionar o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, cuidar da tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem à rentabilidade. Outra possibilidade é ser consultor, prestando assessoria na abertura de um restaurante ou na mudança de cardápio de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.
Gostar de fazer comidas diferenciadas, nos ajuda a mergulhar e nos interessar ainda mais no mercado gastronômico, pode se dizer que esta área de emprego não tem um dos melhores salários, mais se cada vez mais formos renovando nossas técnicas e aprendendo algo novo na cozinha, até mesmo na administração, pois para ter um próprio negócio como todos nos queremos ter é necessário ter conhecimento e com isso iremos crescendo ainda mais no mercado de trabalho, podendo nos tornar até mesmo um empresário.
Não basta trabalhar na área de gastronomia, tem que gostar do que faz, pois um trabalho bem feito não tem pra minguem!


Por Wellington Soares, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário