segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fisioterapia

Muitas pessoas dizem por aí que fisioterapia não é uma profissão que dá futuro, por isso não vemos tantos profissionais de fisioterapia como um profissional na área de engenharia. Mas, porque então a minoria das pessoas hoje em dia escolhe esta profissão? Talvez porque gostem, talvez por estarem sem opção, talvez porque seja uma área que muitos precisam e muitos necessitam como os atletas e tenha poucos profissionais para isso.
Escolhi fisioterapia, pois me identifiquei bastante com ela, não por dinheiro, aliás, o dinheiro que você irá ganhar, depois de certo tempo, dependendo  como você trabalha.
Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica, e trata disfunções do organismo humano causada por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagens e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamento a base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de deficiência física ou mental, portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes e crianças. Não há rotina no trabalho em clínica, outro motivo pelo qual me identifiquei não gosto rotinas e para quem também não, vou falar um pouco de como funciona o trabalho. Em uma clínica de ortopedia e medicina desportiva, atendimento com fratura e lesão muscular, entre outras patologias não existe rotina, tudo depende dos pacientes e da área de atuação. Os atendimentos incluem terapia manual, alongamentos, fortalecimento muscular, caminhada e treinamento de equilíbrio. Um dos principais desafios é eleger o melhor procedimento para cada situação. Trabalhar diretamente com as pessoas e com as lesões delas exige uma grande responsabilidade e gosto pelo o que faz, pois tentamos trazer de volta um movimento perdido ou tirar a dor que impossibilita a prática de um esporte por exemplo. Mas, no final, isso é o que mais motiva, porque não tem coisa melhor do que ver a evolução de uma pessoa, um paciente.
No mercado de trabalho a procura de fisioterapeutas é pequena. No entanto, há setores aquecidos. Há, por exemplo, boas perspectivas para quem atua em fisioterapia esportiva, lidando com a reabilitação de atletas ou com a prevenção de lesões. Mas o setor que mais demandam profissionais é o hospitalar, no atendimento intensivo a pacientes.
Fisioterapia pra mim é para quem gosta de lidar com isso, é uma área muito agradável, fácil e um ótimo trabalho independentemente se falam que não é uma boa opção.

Por Gabrielle Silva Mariz, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário