segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fisioterapia

A Fisioterapia é usada, como tratamento, de doenças e lesões causadas por acidentes, má formação genética ou vício de postura. Para isso são usados técnicas de massagens e aparelhos de ginástica, para devolver os movimentos do nosso corpo ou melhorar o nosso desempenho mental. Além de ajudar acidentados e pessoas com problemas mentais e cardíacos, também trabalha com idosos e gestantes.
A rotina de trabalho, de um profissional formado em Fisioterapia é muito corrida. Ainda mais, quando se trabalha fazendo atendimento por convênio, por isso, atende muito mais pacientes por horário. Se for um atendimento particular, o Fisioterapeuta faz uma hora exclusiva com o paciente.
 Quando estamos, em escolha de uma profissão, precisamos saber quais são os leques de oportunidades ou opções de atuação. Na área da Fisioterapia não é diferente, precisamos sempre ficar atualizados, sobre o que acontece no mercado de trabalho. Tanto para o profissional, que atua em hospitais, clínicas, academias ou em atendimentos particulares nas casas dos pacientes.  As áreas mais tradicionais de atuação são: neurologia, ortopédica, pneumologia e reabilitação cardíaca. As áreas que não eram muito divulgadas, agora ganharam o seu espaço recentemente, como a perícia judicial, dermatofuncional (estética e queimaduras), terapias manuais (osteopatia), pilates e RPG. Também a atuação em acupuntura e termalismo. 
            Eu posso falar que no mercado de trabalho, essa profissão é muito boa. Porque já é reconhecida há muitos anos no Brasil, mas o único problema são as melhorias que às vezes não acontecem, para o profissional dessa área. A carga de trabalho de um profissional chega a 30 horas semanais e o piso salarial fica em torno de R$ 1. 680 mil ou esse valor pode variar de região a região. Isso não é uns dos melhores salários, mas leva o profissional nessa área a ter uma estabilidade inicial, muito legal dentro do mercado de trabalho. 
A graduação de um estudante, para quem está cursando Fisioterapia, é de quatro ou cinco anos. Nos primeiros anos de curso, é mais laboratorial em salas, e nos últimos anos, já começar a ter aulas práticas com pacientes, acompanhado do estágio que é muito importante. 
Para todos que tenha um sonho de se forma em um Fisioterapeuta, não deixe de realizar seus sonhos.


Por Ramon Costa Lemos, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário