segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Engenheiro Elétrico

É uma área que lida com a energia elétrica nas áreas de geração, transmissão, transporte e a distribuição. O engenheiro planeja, supervisiona e executas projetos. Ele deve estar habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle de linhas, além de saber fazer operação e manutenção de equipamentos em hospitais e indústrias. Também terá conhecimento de projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências.
Sua rotina de trabalho é de geralmente 44 horas semanais, executando e projetando os ofícios da área, ele geralmente é encarregado por uma área e por um grupo de eletricista, ou pode trabalhar por conta própria em pequenos projetos residenciais e até criar sua própria empresa.
A formação necessária é o ensino superior e geralmente em grandes empresas é exigido experiência na área. É recomendado um ensino técnico antes para ter um conhecimento mais amplo e ainda possuir uma segunda língua (Inglês recomendada).
A área da engenheira elétrica como todas as outras engenharias possui um mercado muito amplo, com muitas vagas e oportunidade, só precisa correr atrás no inicio ou ter um ótimo currículo, alguns dos fatores que aquecem a área são as obras de infraestrutura necessárias para o crescimento do país, as maiores áreas que procuram o profissional são a de eletrotécnica e automação, também áreas de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computação e telecomunicações.
A área da engenharia em si já é muito recomendada atualmente, principalmente a elétrica. Por não haver ainda muitos profissionais competentes para preencherem as vagas, as chances de sucesso são muitas, e ainda abre grandes oportunidades de um negocio próprio. Sem falar que o salário que é o principal já é satisfatório no início.


Por Leonardo Alexsander Ferreira, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário