segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Engenharia Industrial

É a área da engenharia que cuida dos recursos necessários à produção industrial. Esse profissional acompanha de perto a implantação e a manutenção da infraestrutura industrial, como redes de água e de gás, pontes e esteiras rolantes. Ele organiza e administra as instalações industriais, desde a chegada da matéria-prima à fábrica até o controle de qualidade do produto final, seguindo o cronograma estabelecido. Esse é o especialista encarregado de fazer a ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto de máquinas e o engenheiro de produção, que cuida da organização do trabalho. O profissional de engenharia industrial analisa custos, gerencia a mão de obra, administra o uso de equipamentos e matérias-primas no processo produtivo e gerencia a gestão ambiental. Pode se especializar em engenharia mecânica, cuidando também do controle e automação de processos industriais em diversos setores, tanto em indústrias como em empresas de serviços. Os especialistas na área madeireira gerenciam as indústrias desse setor. Eles conhecem as características dessa matéria-prima e todo o processo de transformação que a envolve, desde a qualidade da madeira até os produtos manufaturados.
O que você pode fazer
Controle de qualidade
Supervisionar o processo de produção para garantir a qualidade do produto.
Máquinas e equipamentos
Projetar e supervisionar a construção de fábricas. Instalar máquinas e equipamentos necessários à implantação de indústrias.
Processos industriais
Gerenciar as diversas etapas do processo de fabricação, controlando o funcionamento das máquinas, os turnos de trabalho e a qualidade e o fluxo das matérias-primas.
Planejamento e controle da produção
Garantir a rentabilidade do processo produtivo, definindo os recursos que serão usados na fabricação, como máquinas, mão de obra, processos e softwares específicos.


Por Vitor Emanuel Coelho Antunes, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário