segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Eletricista

É o trabalho onde o profissional faz instalação, vistoria para o correto funcionamento e, se preciso, o conserto de aparelhos elétricos, eletrônicos e redes de distribuição de eletricidade.
Fazem parte do conhecimento de um eletricista: saber discutir o custo de certas tarefas com o cliente, interpretar corretamente os projetos de instalações, o relatório do tipo de problema e como foi reparado, a manutenção de aparelhos elétricos e sua substituição.
O curso necessário para ser um eletricista completo engloba os seguintes conhecimentos: eletrotécnica, instalações elétricas de interior e segurança das instalações elétricas.
Para ser eletricista requer-se Ensino Fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula, ministrado em escolas especializadas na área de eletroeletrônica.

Eu gosto dessa profissão, porque acho interessante ter esses conhecimentos, saber como funciona as coisas, já tive contato com isso antes, porque meu pai trabalha com isso e eu o ajudo algumas vezes e vejo os trabalhos que ele faz, é interessante o jeito como ele lida com os clientes e vice-versa, alguns clientes são mais exigentes, outros não. Além de ser um trabalho interessante e bom de fazer, se obtém um bom lucro dependendo da casa (n° de cômodos, tamanho da casa, n° de lâmpadas e tomadas etc.). Não apenas isso, tenho interesse em outras coisas relacionadas, na teoria se tem muito a conhecer sobre elétrica, faço curso de eletrônica e me interesso pelas matérias e as histórias contadas pelos professores. Meu objetivo não é apenas ser eletricista, quero ir além disso, mas ninguém começa do topo, então escolhi uma profissão mais simples para se escrever sobre, mas a profissão não deixa de ser importante e interessante, só é mais fácil de compreender.



Por Gustavo Miguel Cavelagna, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário