segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Desenho industrial

O desenhista industrial tem como função aplicar seus conhecimentos técnicos para criar e desenvolver desenhos para produtos que serão produzidos em grande escala.
Ele estuda a função dos objetos e sua aplicação prática, além de pesquisar materiais e tecnologias que possam diminuir os custos de produção. Também está capacitado em desenvolver marcas, logotipos, embalagens, sinalizações e publicações.
As principais áreas de atuação destes profissionais são produção industrial (exemplo: alimentícia, eletrodomésticos e construção civil, auxiliando arquitetos e engenheiro), em comunicação visual, design de produtos, agências de publicidade, editoras e gráficas. No curso técnico há outras profissões relacionadas como desenhista, designer, produtor visual e projetista de produto. O estágio não é necessariamente obrigatório, mas para quem deseja estagiar, o ideal é preocupar empresas de design visual, gráfico ou de produtos; em escritórios de design ou agências especializadas; indústrias automobilísticas, eletroeletrônicos ou eletrodomésticos: indústria alimentícia e de automão; ou indústrias de produtos de consumo, pois são essas empresas que procuram recrutar estagiários. A melhor época do ano para procurar estágio nas grandes empresas, o processo é seletivo têm inicio no segundo semestre e terminam no final do ano, e em escritórios não há época definida.
O momento ideal para iniciar estágio é a partir do terceiro ano, quando o aluno já tem alguma experiência de projeto e mais maturidade para atuar.
Há certo processo de auge na carreira, primeiramente o ganho inicial é de 1,5 mil a 2,1 mil reais, depois com a evolução do empregado na empresa o salário passa a ser de 5,5 mil a oito mil reais, dependendo da área de atuação, em casos de gerência ou postos estratégicos em grandes empresas, pode atingir em torno de 15 mil reais.
Seria importante, antes de pensar em atuar nessa área, reconhecer se você é ou não capacitado para este tipo de emprego, pois é altamente disputado e competitivo, e a cobrança é grande, e também se deve estar atento a tudo que está ao seu redor que pode ser utilizado como referência para seus projetos.


Por Maristela Miranda Silva, estudante do Segundo Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário