segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ciências Biológicas / Biologia Marinha

Ciências biológicas é um curso que irá preparar o aluno para a área biológica e para o estudo de todas as formas de vida, da Fauna, a Flora e o desenvolvimento humano. Trabalhará com laboratórios, pesquisas de campo e estimularam no desenvolvimento de pesquisas. Então a pessoa que irá optar por seguir na área de ciências biológicas conhecerá o mundo por um olhar diferente. Os cursos irão formar biólogos que pesquisaram a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisará as relações entre os seres vivos, entre eles e o seu ambiente.
Conforme seu interesse biológico, seus caminhos se estendem, tanto para pesquisas em células troncos quanto para a preservação do meio ambiente. Diante da necessidade crescente de preservação da natureza, o biólogo poderá documentar e estabelecer estratégias de conservação da biodiversidade podendo adotar ações de educação ambiental e fazer estudos de impacto.
Mas que ninguém se iluda aqui pensando que só porque é um ramo biológico, matemática nem irá passar perto! A grade acadêmica contará com Aulas de física e estatística, compondo a grade com disciplinas específicas, como zoologia, genética e botânica, além de práticas de laboratório e pesquisa de campo. O estágio não é remunerado, mas é obrigatório e em alguns centros, é exigido o trabalho de conclusão de curso.
O campo da Biologia Marinha é um curso que vem para suprir a necessidade de pesquisas e estudos do mar e suas vidas. É um ambiente tão complexo que exigiu que das ciências biológicas se deriva: a marinha. A Biologia Marinha se incumbe de pesquisar todas as características do ambiente marinho enquanto habitat de uma gama de espécies. As principais dessas características são salinidade, disponibilidade de nutrientes, profundidade, pH, iluminação, pressão, incidência de ondas e marés, além das relações interespecíficas, como predação e competição. Conta com a grade curricular como citologia, Química, Bioquímica, Histologia, micologia, Pedagogia, Sociologia entre outras se aprofundando para as ciências biológicas e marítimas.
Por ser um curso relativamente novo no mercado, não há muitas faculdades que apresentas esse curso. Se você tem curiosidade por tudo isso, saber como o mundo funciona e tudo o mais e quer se desligar um pouco da "selva de pedra" e sentir o mundo de verdade, conhecer mais o mundo marinho, esta talvez seja uma boa escolha.


Por Natalia de Souza Bittencourt de Almeida, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário