segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cenógrafo

O cenógrafo é o profissional que cria o cenário em espetáculos e shows. O profissional, além de criar, faz todo o projeto e acompanha na montagem.  Através dele, é que podemos entender em que época se passa a história do filme, teatro, novela; e que de maneira os personagens viviam. Porém essa profissão não se prende somente a teatros, mas também existem cursos para a área de Cenografia para eventos, cenografia carnavalesca, etc.
Existem vários cursos na área, como os: Técnico em Cenografia, Criação de Cenografia para Eventos Corporativos, Bacharel em Artes Cênicas, Cenografia Contemporânea. 
A rotina do trabalho do profissional é estudar o texto, entender o perfil de cada personagem, pesquisar o contexto histórico da obra, e a partir disso criam o espaço e atmosferas que ajudam na concepção cênica. Além de acompanhar na concretização de seus projetos na montagem do cenário, supervisionando e coordenando.
Pode-se dizer que não é uma profissão fácil, e requer muita criatividade, para adaptar o texto ao real e dar vida a ele, além disso, o cenógrafo deve entender e pesquisar sobre a época da história e como a civilização funcionava no período histórico retratado, além de abstrair conceitos e o espaço teatral, subvertendo o nosso conceito de palco.


Por Angélica Correa Garcia, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário